Crianças da rede municipal recebem tratamento da Faculdade de Odo

Notícia
Espaço entre linhas+- ATamanho da letra+- Imprimir
Crianças da rede municipal recebem tratamento da Faculdade de Odo
Foto: Divulgação

Crianças da rede municipal recebem tratamento da Faculdade de Odo


Teve início nesta segunda-feira (06), na EMEF Luisa Elisa Gaiotto Corradi, o atendimento dos alunos da rede pública de ensino pelas dentistas da USP. Trata-se de uma parceria fechada entre a Prefeitura e a Faculdade de Odontologia da USP (FOUSP) através da pesquisa “Eficácia de Restaurações utilizando três materiais pelo Tratamento Restaurador Atraumático - Ensaio Clínico Randomizado”.
A proposta é realizar a restauração de lesões de cárie em dentes de leite de crianças com idade entre 3 a 6 anos em Cerquilho. O atendimento está sendo realizado em campo, ou seja, na própria escola e a remoção da cárie será feita apenas com instrumentos manuais, o que diminui o desconforto das crianças, tornando o tratamento mais agradável.
Ao todo, 130 crianças de 3 a 6 anos (da creche, pré-escola e até o 2º ano do ensino fundamental) serão consultadas nas próprias escolas. Outras necessidades como tratamento de canal ou extração, que precisam da cadeira odontológica e de anestesia, serão encaminhadas para o Centro de Especialidades Odontológicas do CIS.
Hoje (07) pela manhã quem está recebendo o atendimento é a escola EMEI Profª Pierina e a tarde será a EMEF Marina. Amanhã pela manhã será a vez EMEI Profª Noêmia e a tarde a EMEF Marina. Na quinta-feira teremos o dia todo de consulta na EMEF Padre Júlio e na sexta-feira pela manhã na EMEF Profª Lavínia e a tarde na EMEF Luigi. No final do mês outras unidades receberão o atendimento.
Lembrando que só estão participando as crianças as quais os responsáveis assinarem um termo de consentimento livre e esclarecido. É importante a atenção dos pais para não deixarem seus filhos faltarem no dia do atendimento.

Sobre o projeto
O início desse projeto ocorreu no dia 14 de setembro, quando a doutoranda Ana Laura Pássaro do Departamento de Odontopediatria da FOUSP compareceu ao Centro Integrado de Saúde (CIS) de Cerquilho e conversou com os dentistas do CIS, profissionais da cidade convidados e com a supervisora de ensino, Maria Tadeu Miranda.
Durante a palestra, Ana Laura apresentou todo o projeto e deu uma aula de atualização aos cirurgiões dentistas, com o que há de mais atual na odontopediatria.
Na sequência, em outubro, foram feitas as triagens, a entrega dos termos de consentimento e a seleção dos alunos que seriam atendidos. E, agora em novembro, começaram os atendimentos nas próprias escolas. Após o atendimento, a equipe da FOUSP irá acompanhar a criança durante 6, 12, 18, 24 e 36 meses e caso necessário realizará novos tratamentos.
A responsável direto é a doutoranda da USP Ana Laura Pássaro, sob orientação da Profa. Dra. Daniela Prócida Raggio (Professora Doutora Titular do Departamento de Odontologia da FOUSP) e com a colaboração da cerquilhense e doutoranda Dra. Isabel Olegário. Os atendimentos também terão o apoio das dentistas do CIS Dra. Vivian Nunes Scudeler e Dra. Marisa Grando Vioto
Por fim, é importante ressaltar que os materiais que serão utilizados são de excelente qualidade e já estão consolidados na prática clínica, um deles que é amplamente utilizado no exterior acabou de chegar no Brasil. Desse modo, com a parceria, a prefeitura não terá custo adicional devido aos tratamentos, apenas será responsável por colaborar com a logística do projeto, já que conhece de perto toda a nossa população infantil.

Notícia



Fase regional do campeonato estadual de futebol em Tatuí

Neste final de semana irão acontecer os jogos da Fase Regional do Campeonato Estadual de Futebol em Tatuí, com a presença de mais 14 cidades do interior de São Paulo: Itu, Santana de Parnaíba, Iperó, Guareí, Itapetininga, Alambari, Itararé, Itapeva, Bom Sucesso de Itararé, Avaré, Iaras, Conchas, Nova Campina e Laranjal Paulista...