Curso boituvense sobre cervejas

Notícia
Espaço entre linhas+- ATamanho da letra+- Imprimir
Curso boituvense sobre cervejas
Foto: Divulgação


Curso boituvense sobre cervejas


No último dia 26, a unidade SENAI da Avenida Itavuvu, em Sorocaba, realizou o evento “Sexta no SENAI”.
A escola foi aberta para toda a sociedade, numa oportunidade de conhecer os cursos e as novas instalações e tecnologias oferecidas pela instituição. Alunos e monitores recepcionaram os visitantes.
Boituva foi muito bem representada através dos alunos do curso de Operador de Processamento de Cervejas, liderados pelo instrutor Everton da Paz.
Em uma das salas foi ministrado o “Mini-curso” aos visitantes, onde os alunos boituvenses informavam teoricamente o conteúdo abordado, e em seguida, havia uma síntese de todo o processo produtivo.
Foi realizada exposição através de banners mostrando o processo do início até o final, passando por recebimento da matéria prima, fabricação, fermentação, maturação, filtração e envase.
Visitantes puderam ainda, participar de Análise Sensorial (ação amplamente utilizada na indústria alimentícia para avaliar, medir e interpretar características dos alimentos através dos sentidos humanos).
Inúmeras pessoas visitaram e aproximadamente setenta fizeram o “mini-curso”, que despertou curiosidade em todo o público presente.
Importante ressaltar que no final de setembro, haverá “Escola Aberta” na Parceria SENAI Boituva também.
“Evolui muito com a realização dessa atividade, pois tinha muita dificuldade de me expressar. Poder responder todas as perguntas feitas pelo público fez com que eu superasse minhas dificuldades e reafirmasse o conhecimento que venho adquirindo no curso”, disse a aluna Quézia, de 18 anos.
“Introduzi o que era envase, qual era a utilidade e onde há implantação do processo. Pude confiar nos meus colegas de sala, trabalhamos em equipe. Foi inovador devido do público presente. Ficamos nervosos quando vimos a grande quantidade de pessoas, mas superamos nossas próprias expectativas. Foi uma experiência excelente”, evidenciou o aluno Geovane, de 19 anos.
“Foi uma grande oportunidade de desenvolvimento profissional para todos. Gosto muito da idéia da escola de portas abertas. Faremos em Boituva também e esperamos atrair grande público, para termos oportunidade de mostrar para toda a população, o conteúdo do nosso curso”, afirmou a aluna Laís, de 21 anos.
“Muito interessante o contato com um público diferente e poder levar às outras pessoas, o que estamos aprendendo no SENAI e na Cervejaria. Uma das principais dúvidas dos visitantes foi relacionada ao álcool, que é produzido no processo e não adicionado, como muitos imaginavam. Consegui ter a capacidade de falar bem em público e transmitir o conhecimento que adquiro diariamente no curso e na empresa. Eu não acreditava que era possível dominar o assunto e a ‘Sexta no SENAI’ provou para mim mesma o quanto eu me desenvolvi”, citou a aluna Gabriele, de 21 anos.
“Antes de tudo precisamos dominar o assunto. Estudei bastante e me preparei para falar com a clareza necessária pra a transmissão do conhecimento. A admiração dos visitantes para conosco foi um ponto principal. Acabamos nos vendo como referências aos visitantes, muitos da nossa idade, inclusive”, relatou o aluno Pedro, de 21 anos.
“Esses projetos são interessantes, pois nos ajudam a ter uma visão maior do que é o ambiente profissional. Criamos características e qualidades que notamos que estão em falta no mercado de trabalho em geral. Em ações como esta, percebemos a importância de seguirmos tudo que nos é ensinado, entendemos o motivo das normas e ferramentas. Todos os projetos do SENAI ajudam realmente a formar profissionais competentes e preparados para o mercado de trabalho”, ressaltou o aluno Natan, de 20 anos.
“O conhecimento é construído e precisa ser propagado. Penso que essa oportunidade de contato com público diferente do habitual gera segurança nos alunos, no sentido de comprovar o próprio potencial, o qual tento explorar diariamente. Eles não só corresponderam, como também superaram todas as expectativas, pois foram excelentes multiplicadores do conhecimento que adquiriram. Demonstraram capacidade plena de comunicação efetiva. Acredito que eles precisam estar sempre o mais próximo possível do conceito de ‘profissional completo’”, finalizou o instrutor Everton da Paz.
“Parabenizo instrutor e alunos. Notamos que o instrutor transmite diariamente vasto conhecimento aos alunos, que conseguiram ser multiplicadores, esgotando o assunto e respondendo todas as perguntas dos visitantes com muita propriedade. É importante saber externar o conhecimento adquirido e eles conseguiram isso mesmo tendo apenas quatro meses de curso. Em setembro faremos a Escola Aberta na Parceria SENAI em Boituva e temos certeza que será um grande sucesso”, concluiu o Diretor Eliseu Fogaça.
------
Thaís Gianotti
Gerente de Planejamento e Articulação
Centro de Formação Profissional de Boituva
Parceria: Associação Profissionalizante "Vereador Jandir Schincariol" / SENAI / Prefeitura de Boituva
Avenida Vicente Laureano, nº 172, Distrito Industrial Boituva II, Boituva/SP
(15) 3363-2866 / 3363-3569 - ramal 24

Notícia



Internet nas Praças de Cerquilho

A internet tem se tornado uma parte cada vez mais presente na vida do cidadão brasileiro e com a popularização dos smartphones muitos dos serviços públicos já podem ser resolvidos online, podemos até mesmo fazer nossa declaração de imposto de renda com um aplicativo para celular...