Renato Maluta

Notícia
Espaço entre linhas+- ATamanho da letra+- Imprimir
Renato Maluta
Foto: Edson Dias


Renato Maluta


Texto: Aline Oliveira / Foto: Edson Dias
Graduado em odontologia pela USP de Ribeirão Preto, pós-graduado em implante e periodontia pela São Leopoldo Mandic e professor na Associação Paulista de Cirurgião Dentista de Piracicaba, Renato Maluta ingressou na profissão, tendo sua mãe como grande exemplo e influência.

Atendendo pacientes no Instituto Médico e Odontológico Maluta, em Cerquilho, ele pontua que a carreira exige muito amor, dedicação e uma atenção especial as necessidades e ao lado humano de cada paciente.
Na entrevista, Renato lembra como foi o início das atividades da clínica e destaca o amor pela profissão, a importância dos estudos para ser um bom profissional, os principais avanços da odontologia nos últimos anos, como utilizam as redes sociais para se comunicar com os pacientes e explica como é o atendimento as pessoas ansiosas e que têm medo de dentista. Acompanhe!

1. Quando o Instituto Médico e Odontológico Maluta foi fundado?
O Instituto Médico e Odontológico Maluta foi criado em novembro de 2012, na cidade de Cerquilho, graças ao incentivo de meu falecido avô, Alfredo Maluta.
Ele teve uma participação muito importante na história do instituto, pois nos presenteou com o terreno onde foi construído, além dos meus pais Celia M. Mazzer Maluta e Rafael Maluta que colaboraram na construção com muito esforço e trabalho.

2. Como foi a decisão de seguir carreira na odontologia?
Acredito que minha principal influência na escolha da profissão, foi me espelhar em minha mãe como exemplo de médica e pessoa. Posso dizer que ela me motivou e foi a principal responsável por eu escolher uma profissão na área da saúde.

3. Em sua opinião, quais são as características que diferenciam os bons profissionais?
O que diferencia os bons profissionais, independente da área de atuação, é nunca deixar de estudar, de se especializar, ter sempre humildade, dedicação e vontade de melhorar a cada dia. Além disso, o profissional precisa ter amor pela profissão e enxergar o paciente levando em consideração suas particularidades, necessidades e seu lado humano.

4. O que mais lhe agrada na profissão?
É saber que fiz a escolha certa, pois adoro trabalhar com odontologia e saber que além de exercer o que eu gosto, a profissão me permite promover satisfação, conforto e saúde as pessoas.

5. Quais os principais avanços da odontologia nos últimos anos?
Os principais avanços estão relacionados à melhora na qualidade dos materiais.
A odontologia tem crescido muito rápido com os avanços tecnológicos, que contribuiu para a melhora dos materiais de uso cotidiano, como as resinas utilizadas nas reconstruções de estruturas dentárias, os implantes e próteses para reabilitação de dentes perdidos.

6. Percebemos que o Instituto Médico e Odontológico Maluta mantém sua página nas mídias sociais constantemente atualizada. Essa é uma importante ferramenta de comunicação com os pacientes?
Sim e essa é a opinião compartilhada por todos os profissionais da clínica, pois trata-se de uma ferramenta de fácil acesso e que nos permite a rápida troca de informações. Além de ser um mecanismo muito bom para nos comunicarmos com nossos clientes e esclarecer possíveis dúvidas.


7. Podemos afirmar que a odontologia e a estética caminham cada mais juntas em prol a saúde bucal?
Na maiorias das vezes sim.
A busca por uma estética melhor, auxilia no desenvolvimento de novas técnicas e progressos em nossos materiais de trabalho. Contudo, o anseio pela melhora na aparência não pode vir antes da saúde e deve sempre respeitar critérios já estudados, a fim de que, saúde e estética andem juntas e propiciem melhorias de qualidade de vida para as pessoas.


8. O profissional dentista ainda é muito associado a traumas e ao desconforto que alguns tratamentos podem gerar no paciente. De que forma você trabalha essa questão no instituto?
Atualmente existem opções para acalmar ou até mesmo sedar os pacientes para evitar possíveis desconfortos gerados em uma consulta.
No entanto, apesar dessas opções, no Instituto Médico e Odontológico Maluta, buscamos minimizar o problema no atendimento, com uma boa conversa.
Durante o diálogo, dialogamos sobre o procedimento que será realizado tentando transmitir ao paciente tranquilidade e confiança. Acho que essa é uma boa maneira de lidar com pessoas ansiosas e que já passaram por algum trauma no passado.

9. Como gostaria de ver o Instituto Médico e Odontológico Maluta nos próximos anos?
Gostaria de vê-lo com um ambiente cada vez mais voltado para a saúde e que ao mesmo tempo em que proporciona saúde aos pacientes, também possa trazer conforto e alegria, fazendo com que o paciente sinta-se bem e à vontade.



Notícia



Internet nas Praças de Cerquilho

A internet tem se tornado uma parte cada vez mais presente na vida do cidadão brasileiro e com a popularização dos smartphones muitos dos serviços públicos já podem ser resolvidos online, podemos até mesmo fazer nossa declaração de imposto de renda com um aplicativo para celular...