Projeto Guri

Notícia
Espaço entre linhas+- ATamanho da letra+- Imprimir
Projeto Guri
Foto: Projeto Guri


Projeto Guri


Em 2016, o Guri completou 21 anos, comprovando sua importância no estado de São Paulo com foco no desenvolvimento humano

Fortalecer vínculos familiares; expandir as possibilidades de comunicação; potencializar características positivas e aprender a respeitar as diferenças, é dessa forma que o Projeto Guri transforma a vida de quase 49 mil alunos, que todos os anos são atendidos em mais de 410 polos de ensino distribuídos pelo estado.
Desses polos, quase 400 são administrados pela Associação Amigos do Projeto Guri, fundada em 1995 com a finalidade de apoiar a captação de recursos e realização de eventos.
Considerado o maior programa sociocultural brasileiro, o Guri é mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo e oferece, no período de contraturno escolar, 30 cursos de música: iniciação musical, tecnologia em música, canto coral, flauta, clarinete, oboé, sax alto, sax tenor, tuba, trompa, trombone, eufônio, trompete, violino, viola, violoncelo, contrabaixo, rabeca, violão, cavaco, viola caipira, guitarra, baixo elétrico, bandolim, piano, teclado, acordeom, bateria e percussão.
De acordo com Claudia Freixedas, diretora educacional da Amigos do Guri, há relatos de pais e professores afirmando que a concentração e a atitude dos alunos melhoraram após a frequência no Guri. “Também percebemos um impacto nas relações familiares, pois como a música é uma atividade associativa, os pais sentem orgulho das apresentações dos filhos”, acrescenta.
Na região de Sorocaba, o Guri conta com o apoio e o patrocínio das empresas CCR SPVias, EMS, Caterpillar, Capuani, Pinheiro Netto, Banco Votorantim, CIPATEX e PPE Fios.
“O objetivo do Guri é promover, com excelência, a educação musical e a prática coletiva da música, tendo em vista o desenvolvimento humano de gerações em formação, além de difundir a cultura musical em sua diversidade. O Projeto desenvolve políticas e práticas com foco na inclusão, atração e manutenção de alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Atua, portanto, de forma integrada por meio de ações complementares à prática musical, promovendo a interação dos alunos dentro de suas comunidades”, complementa Claudia.
Em 2016, o Projeto Guri completou 21 anos, comprovando sua importância no estado de São Paulo com foco no desenvolvimento humano. E para comemorar sua maioridade, diversas ações foram programadas por todo o Estado de São Paulo:
• O Projeto Guri convidou o premiado cantor maranhense, Zeca Baleiro, para participar da comemoração de seus 21 anos de uma forma muito especial. Indicado ao Grammy Latino sete vezes, Zeca compôs a música Amor e Ijexá para celebrar a maioridade do programa. Como o projeto não existira sem as crianças e os jovens que dele fazem parte, essa ação contou com a participação dos alunos para escrever e dirigir o vídeo clipe. Os guris Joyce Mamedio Zacharcuk, 11 anos, Flávio Cervekow Pacelli Azzola de Souza, 11, David Cauã de Campos Barros Manuel, 11, Davi Souza Heg de Oliveira, 12 e Marina Vieira Garcia, 13, dos polos Sorocaba e Jundiaí, foram selecionadas para elaborar a história, roteirizar, atuar, dirigir e supervisionar e finalizar a edição. O filme foi realizado com apoio do estúdio Gargolândia. A música será apresentada em todas as comemorações de 21 anos nas regionais e na capital. Assista ao clipe no pen drive ou no nosso canal no You Tube: https://www.youtube.com/watch?v=Gyo57kzRzgw
• O cantor realizou um show de aniversário, no dia 2 de dezembro, no Auditório Ibirapuera. Junto com Zeca Baleiro, Guris de várias regiões do Estado tocarão e cantarão a canção Amor e Ijexá, além de outros sucessos. Na data, os Grupos de Referência de Presidente Prudente, Santos, Ourinhos, São Carlos, Itaberá e Jundiaí também apresentarão um repertório eclético formado por peças eruditas, populares, além de músicas autorais dos próprios alunos, como a peça A Garoa, composta pelos alunos do GR de Santos - Camerata de Violões. Será um espetáculo gratuito e aberto ao público com mais de 150 crianças e jovens no palco, demonstrando toda a diversidade do programa.
• O Concurso Musical de Composição – PROJETO GURI 21 ANOS foi um sucesso e teve mais de 200 inscritos. A composição vencedora, Minha História, de Viviane Nukamoto dos Santos, aluna de violão do polo regional de Araçatuba, foi gravada em estúdio pela própria Viviane e por alunos do Grupo de Referência de São Carlos e Jundiaí. A música ainda se tornou uma animação da produtora Zoe Filmes: https://www.youtube.com/watch?v=4Ad5wjoFpvY
• O Guri promoveu a exposição fotográfica Projeto Guri – 21 Anos com o registro de seus principais momentos. Desenvolvida pela agência D4G, que também elaborou uma nova identidade gráfica para o Projeto, a mostra passou pelas 11 regionais do interior e litoral de São Paulo e ficou exposta em eventos comemorativos dos polos. Já os usuários do metrô da Linha 4-Amarela, estações Luz, Paulista e Fradique Coutinho também puderam conferir os melhores momentos do Projeto em outubro, novembro, dezembro e início de janeiro de 2017.
• Além da mostra, os passageiros também assistiram as apresentações do Coro de Sorocaba e do Quinteto de saxofone do Polo São Vicente, que ocorreram nos dias 10 de novembro (às 15h30, na Estação Luz) e 17 de novembro (às 14h30, na Estação Paulista e, às 16h, na Estação Butantã).
• As 11 regionais – Araçatuba, Itapeva, Jundiaí, Marília, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São Carlos, São José dos Campos, São José do Rio Preto, São Paulo e Sorocaba – tiveram apresentações especiais comemorativas dos alunos de seus respectivos polos, todas gratuitas e abertas ao público.
• Como uma nova forma de captar recursos com a venda de produtos, o Projeto Guri inaugurou sua loja virtual. Produzida pela empresa band UP!Store, a loja utiliza uma das melhores e mais confiáveis base tecnológica do Brasil para e-commerce (Tray Sistemas). Nela, são vendidos produtos com a marca do Projeto, tais como fones de ouvido, camisetas, canecas, almofadas. Parte da renda será revertida para o Projeto.
• Para ampliar sua rede de patrocinadores, o Projeto também lançou a campanha #Compartilha Guri. Uma plataforma de captação de recursos de pessoa física, que tornará mais simples e prático o envolvimento da sociedade civil, estará disponível no site do Projeto (www.projetoguri.org.br), a partir do dia 29 de novembro. A ação integra as atividades do movimento global #DiadeDoar.

Notícia



Internet nas Praças de Cerquilho

A internet tem se tornado uma parte cada vez mais presente na vida do cidadão brasileiro e com a popularização dos smartphones muitos dos serviços públicos já podem ser resolvidos online, podemos até mesmo fazer nossa declaração de imposto de renda com um aplicativo para celular...