Cruze Premier é o primeiro carro no Brasil com Wi-Fi e internet 4

Notícia
Espaço entre linhas+- ATamanho da letra+- Imprimir
Cruze Premier é o primeiro carro no Brasil com Wi-Fi e internet 4
Foto: Divulgação

O Cruze Premier acaba de torna-se o primeiro carro do Brasil, a vir de fábrica com sistema Wi-Fi a bordo, utilizando tecnologia 4G para conexão com rede celular. Essa nova tecnologia exclusiva da Chevrolet (e anunciada no Salão do automóvel de 2018, em São Paulo) proporciona conexão automática de alta velocidade para até sete dispositivos simultaneamente (no WI-FI) e a possibilidade de serviços conectados na tela do veículo, entre outras vantagens. Em breve, outros modelos da Chevrolet também contarão com o recurso.

Serviço de dados independente

Além de não precisar usar o plano de dados do smartphone pessoal para acessar a internet, o usuário do Cruze Premier ainda tem à disposição uma intensidade de sinal até 12 vezes maior em deslocamentos. Isto acontece pelo fato de a antena do veículo ser dotada de sistema de amplificação de sinal, e ficar na parte mais alta do carro. Assim, em muitos casos, o sistema de 4G do carro pode ter sinal, onde o celular pessoal estará sem sinal. E a estabilidade de conexão é muito maior, pois o sistema conta com mais “transponders” que no smartphone. É como se a central do carro ficasse conectada nas diferentes redes que a operadora possui, simultaneamente. Ela fica em contato constante, na rede celular, com os sistemas de rádio 4.5G, 4G e 3G. Quando uma conexão está instável, ela comuta automaticamente para a outra. E isso, o smartphone não faz com tanta velocidade ou eficiência.

Na nova versão Premier, o sistema de internet será nativo no carro. Ou seja, faz parte da arquitetura eletrônica do veículo, permitindo assim melhor funcionamento, e acesso (em breve) a serviços conectados na tela do multimídia, como aplicativos que já existem hoje para smatphones. Apesar de os serviços poderem ser independentes (contratação de pacotes para funcionamento), o Wi-Fi utiliza-se da estrutura do sistema OnStar, outro item exclusivo do Cruze em seu segmento. No caso do Wi-Fi/4G, o carro já vem com um pacote gratuito de dados. São 3 GB ou três meses de uso grátis. Após esse período, o cliente pode contratar pacotes mensais de dados, à partir de R$ 29,90. São várias opções de pacotes de dados, com tamanhos diferentes de 2, 5, 10 e 20 GB.

A Claro é a empresa de telecomunicações provedora do sinal para o Wi-Fi e serviço OnStar dos veículos Chevrolet. A parceria da Claro com a GM começou em 2015 no Brasil quando a Chevrolet lançou a tecnologia de telemática avançada OnStar, também no Chevrolet Cruze.

Nova multimídia MyLink 3

O Cruze Premier também traz o novíssimo multimídia MyLink 3, de nova geração. Ganha melhor resolução gráfica (com chipset independente para processamento gráfico) na tela de 8 polegadas, mais velocidade de processamento e novas funcionalidades, entre elas navegação conectada, manual do proprietário digitalizado e ícone para agendamento online de revisão. Até vídeos em FULL HD podem ser reproduzidos na tela dessa central.

O novo MyLink permite ainda o pareamento via bluetooth simultâneo até dois celulares, traz duas entradas USB no console dianteiro (ambas com capacidade de carga de 2,1 A), carregador wireless compatível com maior gama de celulares e introduz o sistema para reconhecimento do motorista – o carro identifica qual de suas chaves presenciais está no comando, e automaticamente ajusta o conteúdo da tela para as preferencias memorizadas de cada usuário (aplicativos, estações de rádio, etc).

A central também conta com a compatibilidade com os sistemas Android Auto e Apple CarPlay de projeção de smartphones. E isso não exclui o GPS embarcado, fornecido pela HERE, com informações em tempo real de trânsito e mapas com projeção de edifícios em 3D (em algumas cidades, como São Paulo).

Atualização pela rede 4G

Esse novo MyLink 3 utiliza sistema operacional Android, e conta com atualização “Over The Air”. Ou seja, ele pode ser atualizado pelo próprio sistema Wi-Fi 4G do carro, sem precisar ir a concessionária. Também poderá (no futuro) receber novos aplicativos, muito parecidos com aqueles presentes nos smartphones de tecnologia Android. Mas, esses APPs não são exatamente iguais aos presentes nos celulares. Eles têm arquitetura específica para funcionamento no veículo. E é a Chevrolet que libera o uso do aplicativo na central.

OnStar

Entre os diversos benefícios (veja nosso vídeo completo AQUI), o OnStar é ainda capaz de identificar que o veículo se envolveu em um acidente e contatar a central 24h para providenciar resgate automático, se necessário. Há também assistência na recuperação veicular em caso de roubo ou furto e apoio em caso de problemas mecânicos cobertos pelo Chevrolet Road Service.

Star/Stop com desligamento

Agora, o Cruze Premier 2020 conta com botão para desabilitar o sistema Stop/Start (que desliga temporariamente o motor em paradas de semáforos, para economizar combustível). Isso é uma solicitação de muitos usuários do antigo Cruze. O botão fica no console, próximo à alavanca de câmbio.

Outros novos equipamentos são: a câmera de ré com sistema digital de alta definição e o sistema de frenagem automática de emergência com detecção de pedestres, que funciona junto com o alerta de colisão frontal e opera em velocidades de até 80 km/h. O alerta de colisão frontal, continua operando em toda faixa de velocidade do carro. E a versão Premier também traz de série o alerta de ponto cego e o assistente de permanência em faixa, já conhecidos da versão LTZ com pacote 2.

Visual atualizado

A nova configuração topo de linha do modelo traz ainda atualizações visuais que o deixaram com muito mais personalidade. O acabamento interno está mais sofisticado, com destaque para os revestimentos premium em preto e castanho.

O Cruze Premier traz algumas mudanças estéticas. As alterações começam pela parte frontal do veículo, que traz novos para-choque, luzes auxiliares e grade. As grades trazem novos elementos estéticos internos, alusivos à tecnologia. Na configuração Sport6, existem apliques customizados nas extremidades do para-choque que acomodam as luzes auxiliares.

Na lateral, as rodas aro 17 são exclusivas da versão Premier trazem acabamento diamantado na superfície e pintura escurecida na parte interna.

Na traseira, a novidade fica por conta das lanternas. Elas agora contam com um efeito 3D. As lentes acrílicas e a disposição dos elementos internos também foram retrabalhadas para receber uma nova assinatura luminosa em LED, mas apenas na iluminação da lanterna. Demais lâmpadas continuam do tipo convencional.

Por dentro, o diferencial do Cruze Premier está no acabamento mais refinado que combina cores preto e castanho (quase um marrom café). Também traz costuras prespontadas dos assentos e nos apliques. À noite, os LEDs do painel e o novo grafismo do computador de bordo digital no centro do quadro de instrumentos criam uma atmosfera aconchegante.

Equipamentos e cores

A versão Premier traz de série o já conhecido sistema de estacionamento, acionamento da partida remota para prévia climatização da cabine, sistema de som de alta definição e banco do motorista com ajustes elétricos. Também estão presentes duas novas opções de cores para a carroceria estão sendo lançadas com o Cruze Premier: o Marrom Capuccino e Azul Eclipse.

Não houve mudanças no motor 4 cilindros - 1.4 litro turbo com injeção direta, transmissão automática de seis marchas, suspensão ou demais partes estruturais do veículo.

Notícia



Salão Duas Rodas 2019 começa na próxima terça-feira (19)

Na próxima terça-feira (19) tem início a edição 2019 do Salão Duas Rodas, maior evento do setor da América Latina e um dos maiores do mundo...