Diretoria Coocerqui: Durval, Raul e Luiz Carlos

Notícia
Espaço entre linhas+- ATamanho da letra+- Imprimir
Diretoria Coocerqui: Durval, Raul e Luiz Carlos
Foto: Edson Dias


Diretoria Coocerqui: Durval, Raul e Luiz Carlos


A Cooperativa de Consumo Popular de Cerquilho – Coocerqui foi fundada em maio de 1966 por um grupo de pessoas que tinham como objetivo criar uma cooperativa que pudesse beneficiar a população de Cerquilho e região.
Cinquenta anos depois, esse sonho cresceu e atingiu números expressivos. Atualmente, além da matriz, a Coocerqui tem filiais nas cidades de Tietê, Boituva e no bairro Nova Cerquilho, um Centro de Distribuição, uma linha de produtos de fabricação própria “Sabor Coocerqui”, três drogarias, comercializa mais de 62 mil produtos e atende com qualidade os mais de 24 mil associados ativos.
A seguir, Durval Della Torre – diretor de operações de mercado, Raul Gonçalves de Araújo – diretor administrativo financeiro e Luiz Carlos Urso – diretor presidente revelam os desafios e a satisfação em administrar uma empresa de tamanha importância para toda a região.

1. Em março deste ano, a diretoria foi renovada, qual a importância em trazer “sangue novo” para a direção da empresa?
Em uma empresa cinquentenária é preciso realizar renovações. Estamos mesclando experiência e juventude em uma sinergia que já vem dando resultados. É preciso olhar para o futuro e projetar a Cooperativa para as próximas décadas, para isso, faz-se necessário preparar pessoas, além de graduadas, escolhemos aquelas que realizam suas tarefas com amor, assim é a nossa Cooperativa!

2. Em maio, a Cooperativa de Consumo Popular de Cerquilho – Coocerqui completou 50 anos. A que vocês atribuem o sucesso da empresa? E quais são os planos para o futuro?
Seriedade, comprometimento e honestidade de todos os que passaram por aqui. Foi um caminho longo e difícil, mas as dificuldades foram superadas e hoje somos uma cooperativa respeitada, inclusive, no cenário nacional. Para os próximos 50 anos, esperamos continuar crescendo, investindo em novas lojas para servir nosso maior patrimônio, que são os cooperados.

3. Para comemorar essa data tão importante a promoção “Cooperativado – 50 anos” vem recheada de prêmios. Como nasceu a ideia de criá-la e quais as novidades dessa edição?
A ideia nasceu no fim da década de 90 e visa contemplar os cooperados. Já sorteamos casa, carros, motos, eletrodomésticos, viagens, vale-compras, etc. Foram mais de 2 milhões de reais em prêmios distribuídos em parceria com nossos fornecedores. Tudo homologado e certificado pela Caixa Econômica Federal, como manda a legislação. Neste ano, a novidade fica por conta dos carros e motos, que serão quatro, um carro e uma moto para cada loja da Coocerqui, além de 50 vale-compras de R$ 500,00 para cada unidade.

4. Atualmente vocês ocupam cargos de extrema responsabilidade. Como é administrar uma empresa desse porte e tão respeitada em toda a região?
Não é tarefa fácil, como toda empresa grande, os desafios são enormes, é preciso ter comprometimento e liderança para orientar e trabalhar com todos os colaboradores, a fim de bem servir os cooperados.

5. Recentemente, foi instalada um “Caixa Aqui” na filial da Nova Cerquilho. O que motivou a implantação dessa novidade?
Espera-se em primeiro lugar, servir os cooperados, dar comodidade para pagar suas contas, fazer saques, entre outros serviços oferecidos pelo correspondente Caixa Aqui. No bairro Nova Cerquilho, não temos agências bancárias, o que faz com que os clientes tenham que se dirigir até o centro da cidade. Um serviço dessa natureza trará clientes para dentro da cooperativa, em uma parceria que tem tudo para dar certo.

6. A Coocerqui é um supermercado diferente dos concorrentes, uma vez que não possui um dono e não visa lucro. Falem-nos um pouco sobre o cooperativismo e a importância de ter uma cooperativa na região.
O Cooperativismo é um modelo sócio econômico que busca unir o desenvolvimento financeiro e o bem estar social, é uma sociedade formada por pessoas, não importa o capital, cada cooperado tem direito a um voto. Neste modelo, não é visado o lucro e sim sobras que são distribuídas aos cooperados não pela cota, mas sim pelas operações que ele realizou na Coocerqui ao longo do ano. Ter uma cooperativa na região de Cerquilho assegura bons preços dos produtos, em uma região onde a renda per capita é alta. Onde tem cooperativa, os preços são mais baixos!

7. A Coocerqui tem benefícios fiscais, tais como isenção de impostos?
Desde 1997, o então Presidente da República, Sr. Fernando Henrique Cardoso, assinou um decreto equiparando as cooperativas de consumo como supermercados. Portanto, a Coocerqui não goza de nenhum tipo de benefício ou incentivo fiscal, recolhe regularmente todos os tributos, tais como PIS, COFINS, ICMS, Imposto de Renda, Contribuição Social, entre outros.

8. Que mensagem gostariam de transmitir a todos os colaboradores, membros do conselho e associados da cooperativa?
O sentimento neste momento é de gratidão. Sem o apoio e trabalho de todos nada seria possível. Aos colaboradores, deixamos nosso agradecimento pelo trabalho e comprometimento com a Cooperativa. Ao conselho, nossa admiração para todos os diretores, principalmente pelas figuras do Sr. Palmiro Gaiotto e Sr. Affonso Bettini, fundadores. E aos cooperados, que continuem acreditando e defendendo a Coocerqui.

Notícia



Internet nas Praças de Cerquilho

A internet tem se tornado uma parte cada vez mais presente na vida do cidadão brasileiro e com a popularização dos smartphones muitos dos serviços públicos já podem ser resolvidos online, podemos até mesmo fazer nossa declaração de imposto de renda com um aplicativo para celular...