Incêndio no Kyoto Animation é golpe à indústria de animação, diz analista

Notícia
Espaço entre linhas+- ATamanho da letra+- Imprimir


A famosa indústria de animação japonesa sofreu um grande golpe com o incêndio em um estúdio no qual ao menos 33 pessoas morreram nesta quinta-feira, 18.

O estúdio Kyoto Animation, localizado na antiga capital do Japão, Kyoto, é conhecido por animes populares, como "Hibike! Euphonium". O lançamento do filme de "Free! Road to the World - The Dream" está previsto para este mês.

O estúdio se destaca na notável indústria de animação do Japão, disse o comentarista de cinema Yuichi Maeda, de Tóquio.

"É uma das melhores e maiores empresas de animação do Japão, e, com essa perda de vidas, muitas das melhores mãos da animação do país provavelmente estão mortas", disse Maeda, com a voz embargada. "É muito doloroso de observar."

"É uma imensa presença nas animaçõe daqui. Ter essa quantidade de pessoas mortas de uma vez será um grande golpe à indústria de animação japonesa".

Enquanto algumas companhias, como a Studio Ghibli, de Hayao Miyazaki, eram conhecidas pelo esplendor de seus cenários e o uso das cores, ou pelos traços bem detalhados, os pontos fortes do Kyoto Animation, fundado em 1981, estavam por todo lado.

"Eles realmente nunca fizeram algo errado. A animação era ótima, a qualidade das histórias era bem elevada. Em geral, o equilíbrio era simplesmente maravilhoso", elogiou.

"Eles fazem uma grande variedade de trabalhos, o tipo de coisa que todos amam. Eles não fazem coisas que as pessoas odeiam", acrescentou o comentarista. "Esse incidente é inimaginável".

'Morram', disse suspeito ao atacar o prédio
Segundo relatos, um homem gritou "Morram!" e ateou fogo no local. O chefe do Corpo de Bombeiros da cidade, Kazuhiro Hayashi, afirmou que 10 dos feridos estão em estado grave. Cerca de 70 funcionários estavam no local quando o fogo começou.

A identidade do agressor não foi revelada e ele está sob custódia num hospital após ter ficado ferido no incêndio.

O motivo do ataque ainda é desconhecido e o suspeito ainda não foi interrogado. O fogo começou na porta do prédio e se espalhou pelos três andares. Há mortos espalhados por todo o edifício.

O ataque comoveu os japoneses que enviaram mensagens de luto e solidariedade nas redes sociais. A hashtag "rezem por Koani" se popularizou nas redes do país.

O primeiro-ministro Shinzo Abe condenou o ataque, que classificou de "chocante demais para ser descrito em palavras".

Combate às chamas levou três horas

Segundo os bombeiros, testemunhas relataram que ouviram detonações no primeiro andar. O incêndio começou por volta das 10h30 (22h30 em Brasília) e foi contido quase em sua totalidade três horas depois, embora a fumaça ainda saísse de algumas janelas, de acordo com imagens transmitidas por emissoras de televisão locais.

Com cerca de 160 funcionários, a Kyoto Animation foi criada em 1981 e produz programas de cinema e anime para a televisão. Entre suas produções estão K-ON! e A Melancolia de Haruhi Suzumiya.

O incêndio de quarta-feira é o mais mortífero no país desde 2001, quando as chamas mataram 44 pessoas no distrito de Kabukicho, em Tóquio. (Com agências internacionais)

Notícia



Tempestade tropical Dorian se fortalece enquanto se aproxima das Antilhas

O Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos disse neste domingo, 25, que a quarta tempestade tropical da temporada de furacões no Atlântico se fortaleceu à medida que se aproximava das Pequenas Antilhas...