UE autoriza negociações com EUA por acordo para eliminar tarifas industriais

Notícia
Espaço entre linhas+- ATamanho da letra+- Imprimir


O Conselho Europeu afirmou nesta segunda-feira ter autorizado a Comissão Europeia a abrir formalmente negociações com os Estados Unidos por um acordo comercial limitado à eliminação de tarifas para produtos industriais, excluindo produtos agrícolas, e um acordo de avaliação de conformidade, com o objetivo de remover barreiras não tarifárias.

"Queremos cortar tarifas sobre produtos industriais, uma vez que isso pode levar a um aumento adicional de exportações da UE e dos EUA no valor de cerca de 26 bilhões de euros", comentou o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker.

Para a comissária de Comércio da UE, Cecilia Malmström, trata-se de uma decisão "bem-vinda" que ajudará a "aliviar tensões comerciais". "Estamos agora prontos para começar conversas formais por esses dois acordos almejados que trarão benefícios tangíveis para as pessoas e as economias em ambos os lados do Atlântico", disse em comunicado.

Notícia



Melhor relator é quem faça bom trabalho sem distorcer demais o texto, diz Joice

O Planalto espera que o relator da reforma da Previdência na comissão especial da Câmara acolha sugestões de líderes, mas "sem distorcer demais o texto" a ponto de ameaçar a economia fiscal de R$ 1 trilhão em dez anos...