Nissan March 1.6 SL ainda vale a pena?

Notícia
Espaço entre linhas+- ATamanho da letra+- Imprimir



Certamente, o segmento de veículos compactos é o mais concorrido no mercado brasileiro. Praticamente todas as fabricantes contam com representantes nesse segmento. Algumas delas, tem até mais de um produto concorrente nesse segmento. Justamente por isso, que o cliente precisa pensar muito bem, antes de escolher o compacto que pretende levar para casa. Entre as diversas opções disponíveis, cada produto tem um apelo principal, nas características que são importantes para o cliente, como: econômica, versatilidade, desempenho, espaço interno e tecnologia embarcada.

Ainda dentro dessas premissas, podemos dividir os compactos em dois grupos: aquele formado pelas versões de entrada, com foco no custo-benefício e geralmente equipados com motor 1.0 litro, e as versões mais equipadas e sofisticadas, que usam motores mais potentes (a partir de 1.4 litro) e um pacote mais generoso de equipamentos. E é exatamente nesse segundo grupo, que o Nissan March 1.6 na versão SL se enquadra.

Como acontece em todas as montadoras japonesas, a palavra de ordem é eficiência. E o Nissan March segue exatamente essa premissa. Para começar, o March SL (que é a versão topo de linha da família March) figura entre os carros mais baratos do mercado, quando comparado aos concorrentes equivalentes.

Outro ponto muito relevante do March é sua eficiência energética. Graças ao câmbio CVT (continuamente variável), baixo peso (999kg), direção com assistência elétrica (que não rouba potência do motor) e tamanho pequeno, o Nissan March supera qualquer concorrente direto quando o assunto é economia de combustível. O modelo tem consumo energético de apenas 1,72 MJ/km, o menor entre todos concorrentes, e próximo à alguns modelos equipados com motor 1.0 litro.

O desempenho também é muito interessante. Mesmo o motor 1.6 – 16v aspirado entregar apenas 111 cavalos (existem concorrentes diretos mais potentes), o que realmente importa aqui é a relação de peso potência, ou seja, quantos quilos (peso do carro) para cada cavalo gerado pelo motor. E como o Nissan March é muito leve, essa relação de apenas 9 kg/cv é muito favorável. Além disso, o câmbio CVT que consegue sempre se ajustar para a melhor condição de uso, é mais rápido e eficiente que qualquer outro câmbio automático convencional. Com tudo isso, a aceleração de 0 a 100 km/h do March, fica entre as melhores do segmento.

Destaque no March é a capacidade de manobra. O carro tem o menor raio de giro da categoria, usando apenas 9 metros (espaço necessário para o carro realizar uma volta de 180 graus). Somando a direção com assistência elétrica, baixo peso, e pequeno comprimento, manobrar o March é uma tarefa realmente simples.

Novidade recente

A linha 2019 dos compactos Nissan March e Nissan Versa já estão vindo com uma nova central multimídia que agora suporta a integração CarPlay e Android Auto na central multimídia Multi-App. Esses novos recursos estão disponíveis para todas as versões do March e do Versa (menos para a 1.0 S equipada com câmbio manual). Outra mudança do multimídia é o tamanho da tela, que aumentou para 6,75 polegadas. A central Multi-App que equipa os dois carros fabricados em Resende (RJ) agora conta com a Multi-App Store, uma loja de aplicativos dentro do carro. Nela é possível baixar aplicativos de bares, restaurantes, posto de gasolina, compra de ingressos, música e também Waze, Spotify, TuneInRadio, WeatherChannel, Skype, entre outros.

A central multimídia Multi-App tem tela sensível ao toque e permite a visualização de fotos e vídeos com alta qualidade. A atualização é 'Over The Air' (pela nuvem) na qual novas versões com melhorias e novas funcionalidades são baixadas conforme ficam disponíveis.
O sistema mostra ainda as imagens da câmera de ré integrada na tela do painel. Outro diferencial é a possibilidade de transferir arquivos digitais de música e fotografia para o equipamento, que conta com mais espaço para armazenamento no aparelho: 12 Gb. Dessa forma, o usuário tem liberdade para personalizar o sistema ao seu gosto.
Com a Multi-App também é possível acessar a internet (por meio da contratação do serviço à parte), fazer buscas por comando de voz, conectar o celular para atender ligações por viva-voz (via Bluetooth), ouvir música por meio da conexão com iPod, streaming, rádio ou arquivos digitais de mp3.

Diferentemente de outros sistemas encontrados no mercado, o sistema multimídia Multi-App conta com navegador por GPS, que poderá ser atualizado via internet. O melhor de tudo é que todas as funcionalidades podem ser controladas diretamente na tela sensível ao toque. O usuário também pode configurar a aparência das telas, escolhendo entre várias opções, para deixar o equipamento com a sua cara.

Notícia



Fiat Argo Trekking mira no espírito aventureiro

Para ampliar ainda mais as opções da gama do modelo Argo, a Fiat acrescenta uma versão com proposta aventureira, visando sensibilizar um público de espírito jovem que quer ir além dos grandes centros urbanos...