Biblioteca “Brigadeiro Jordão” é reinaugurada em novo endereço

Notícia
Espaço entre linhas+- ATamanho da letra+- Imprimir
Biblioteca “Brigadeiro Jordão” é reinaugurada em novo endereço
Foto: Prefeitura de Tatuí

Biblioteca “Brigadeiro Jordão” é reinaugurada em novo endereço


A Biblioteca Municipal "Brigadeiro Jordão", equipamento cultural da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude da Prefeitura de Tatuí, foi reinaugurada nesta quinta-feira (18/10) em novo endereço, na rua Santa Cruz, nº 405, Centro.

O evento recebeu agentes culturais, vereadores, secretários, diretores de escolas e professores, que prestigiaram ao sarau, ao ato de reinauguração e visitaram as novas dependências da unidade bibliotecária.

A reinauguração contou com o pronunciamento da prefeita Maria José Vieira de Camargo, que agradeceu a dedicação de todos os doadores que permitiram a reabertura da biblioteca com móveis de grandes personalidades tatuiana como Dr. Lanza, Erasmo Peixoto, Acassil José de Oliveira Camargo, entre outros. Também se pronunciou o secretário de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, Cassiano Sinisgalli e o diretor de cultura, Rogério Vianna, que apresentou a história do patrono da biblioteca, o Brigadeiro Jordão. Após as solenidades foi apresentado um sarau com a apresentações da escritora Theresinha Pinto, que declamou suas poesias sobre Tatuí e dedicou palavras de afeto a biblioteca, da atriz Adriana Afonso e do músico Renan Frei, com uma apresentação de violão clássico.

Com um acervo de aproximadamente 25 mil volumes, a biblioteca dispõe de livros para vestibulares; de literatura local, brasileira e estrangeira; de livros didáticos do ensino fundamental, médio e universitário; e demais obras de referência. Todo esse acervo possibilita o conhecimento aos usuários de qualquer faixa etária.

A biblioteca disponibilizará os seguintes ambientes: Espaço de Pesquisa, Espaço Infantil,Espaço Gentileza (para a terceira idade), Espaço Infanto-juvenil, Espaço Tatuí (obras de escritores locais), Espaço Virtual (para novas tecnologias), OM (aberto a qualquer pessoa, independente de religião, profissão, grau de instrução), Galeria de Prefeitos, Setor de Atendimento e Empréstimo e Setor Técnico.

A nova Biblioteca Municipal "Brigadeiro Jordão" funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Um pouco de história - a Biblioteca Municipal de Tatuí "Brigadeiro Jordão" foi criada por meio da Lei Municipal 476/1959, em de 25 de novembro de 1959, ou seja, há exatos 59 anos.

A Biblioteca já esteve situada em diversos pontos da cidade, entre os quais podemos destacar a rua XI de agosto, a Praça Anita Costa, a Rodoviária Municipal, o Paço Municipal e a Praça Martinho Guedes, este último foi sua sede por cerca de 9 anos, até ser transferida para a nova unidade, situada na Rua Santa Cruz.

Manuel Rodrigues Jordão nasceu em São Paulo, no dia 5 de abril de 1781, filho do tenente Manoel Rodrigues Jordão e dona Anna Euphrosina da Cunha. Participou ativamente da construção da História do Brasil, do Império à Independência do Brasil. O brigadeiro faleceu em 27/02/1827, aos 46 anos de idade.

Fonte/Foto: Prefeitura de Tatuí

Notícia



6ª Edição da Maratona Tietê de Mountain Bike é sucesso de público

Tietê recebeu no último domingo (11) a 6ª Edição da Maratona Tietê de Mountain Bike, o qual reuniu 350 participantes de Tietê e de diversas cidades do estado de São Paulo em um percurso desafiador e inovador, e com grande estrutura...