CIPA de Tietê organiza evento de prevenção ao suicídio

Notícia
Espaço entre linhas+- ATamanho da letra+- Imprimir
CIPA de Tietê organiza evento de prevenção ao suicídio
Foto: Prefeitura de Tietê

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes da prefeitura do Município de Tietê em conjunto à técnica de Segurança do Trabalho, Bruna Ramiro promoveu na última sexta-feira, 28 de setembro, uma palestra para alunos da escola Plínio Rodrigues de Morais e Luiz Antunes sobre depressão e prevenção ao suicídio com as psicólogas e servidoras municipais, Giovanna Forlevize e Susana Catai, ministrada no salão nobre da escola Plínio.
O evento inteirou as atividades do mês mundial de prevenção ao suicídio, a apresentação foi realizada pela integrante da CIPA Melise Scomparim que explicou sobre o evento e introduziu o assunto aos presentes.
Em seguida, a psicóloga Giovanna alertou que a faixa etária que compreende adolescentes e jovens adultos é a que mais sofre risco de cometer suicídio, ela também explicou a diferença entre tristeza e depressão e falou sobre diversos fatores de risco, como transtornos mentais, depressão, uso de drogas, entre outros.
Susana Catai deu várias dicas sobre auto aceitação, contou casos de pessoas que atentaram contra a própria vida e conseguiram superar e explicou alguns sentimentos e sensações negativas e como mudar o pensamento para ideias positivas e voltadas à gratidão. Susana também falou sobre a depressão em docentes.
Durante a conversa, os presentes afirmaram que o poder público através das secretarias municipais de saúde e educação estão de portas abertas para atender todos aqueles que precisarem de ajuda e reiteraram o principal ideal do movimento: “falar é a melhor opção”.
O Setembro Amarelo é uma iniciativa da Associação Brasileira de Psiquiatria em parceria com o Conselho Federal de Medicina criada no ano de 2014, a cor amarela, segundo os profissionais de saúde, remete à vitalidade, energia, alegria, ânimo e por isso foi escolhida para representar a campanha.
Falar sobre o tema e aprender a identificar sinais de depressão pode prevenir o suicídio, estima-se que no Brasil acontecem cerca de 12 mil casos por ano, no mundo o número chega ao um milhão anualmente.

Fonte/Foto: Prefeitura de Tietê

Notícia



Fase regional do campeonato estadual de futebol em Tatuí

Neste final de semana irão acontecer os jogos da Fase Regional do Campeonato Estadual de Futebol em Tatuí, com a presença de mais 14 cidades do interior de São Paulo: Itu, Santana de Parnaíba, Iperó, Guareí, Itapetininga, Alambari, Itararé, Itapeva, Bom Sucesso de Itararé, Avaré, Iaras, Conchas, Nova Campina e Laranjal Paulista...