CIPA de Tietê organiza evento de prevenção ao suicídio

Notícia
Espaço entre linhas+- ATamanho da letra+- Imprimir
CIPA de Tietê organiza evento de prevenção ao suicídio
Foto: Prefeitura de Tietê

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes da prefeitura do Município de Tietê em conjunto à técnica de Segurança do Trabalho, Bruna Ramiro promoveu na última sexta-feira, 28 de setembro, uma palestra para alunos da escola Plínio Rodrigues de Morais e Luiz Antunes sobre depressão e prevenção ao suicídio com as psicólogas e servidoras municipais, Giovanna Forlevize e Susana Catai, ministrada no salão nobre da escola Plínio.
O evento inteirou as atividades do mês mundial de prevenção ao suicídio, a apresentação foi realizada pela integrante da CIPA Melise Scomparim que explicou sobre o evento e introduziu o assunto aos presentes.
Em seguida, a psicóloga Giovanna alertou que a faixa etária que compreende adolescentes e jovens adultos é a que mais sofre risco de cometer suicídio, ela também explicou a diferença entre tristeza e depressão e falou sobre diversos fatores de risco, como transtornos mentais, depressão, uso de drogas, entre outros.
Susana Catai deu várias dicas sobre auto aceitação, contou casos de pessoas que atentaram contra a própria vida e conseguiram superar e explicou alguns sentimentos e sensações negativas e como mudar o pensamento para ideias positivas e voltadas à gratidão. Susana também falou sobre a depressão em docentes.
Durante a conversa, os presentes afirmaram que o poder público através das secretarias municipais de saúde e educação estão de portas abertas para atender todos aqueles que precisarem de ajuda e reiteraram o principal ideal do movimento: “falar é a melhor opção”.
O Setembro Amarelo é uma iniciativa da Associação Brasileira de Psiquiatria em parceria com o Conselho Federal de Medicina criada no ano de 2014, a cor amarela, segundo os profissionais de saúde, remete à vitalidade, energia, alegria, ânimo e por isso foi escolhida para representar a campanha.
Falar sobre o tema e aprender a identificar sinais de depressão pode prevenir o suicídio, estima-se que no Brasil acontecem cerca de 12 mil casos por ano, no mundo o número chega ao um milhão anualmente.

Fonte/Foto: Prefeitura de Tietê

Notícia



Virada Cultural em Cerquilho

Comemorando doze anos de Virada Cultural no interior paulista, a Secretaria da Cultura está inovando com um novo palco para apresentar novas experiências e novos artistas do cenário cultural paulista, o Experimente SP...