Conheça a história da empreendedora Fernanda Cancian

Notícia
Espaço entre linhas+- ATamanho da letra+- Imprimir
Conheça a história da empreendedora Fernanda Cancian
Foto: Edson Dias


Conheça a história da empreendedora Fernanda Cancian


Com apenas 25 anos, a jovem administra um restaurante que carrega grandes tradições e a realização de um sonho familiar.

1. Sabemos que o Restaurante e Choperia Cancian é um empreendimento familiar. De onde surgiu a vontade de fazer parte da administração do restaurante?

Eu cresci aqui, desde quando nasci estou aqui, por isso essa vontade cresceu em mim! Quando eu nasci o restaurante estava ganhando vida. Como eu não tinha com quem ficar, eu ficava dentro de uma caixa vendo todos trabalhando, por isso minha vontade de trabalhar aqui surgiu na infância. Depois que terminei o ensino médio achava que para trabalhar no restaurante teria que fazer curso de gastronomia, porém eu sou péssima para cozinhar (risos). Então surgiu a ideia em cursar Administração de Empresas.


2. Vocês estão no mercado há 25 anos, o restaurante nasceu praticamente junto com você, como foi crescer dentro desse meio?

Eu cresci dentro do balcão, as pessoas chegam até aqui e me perguntam se eu sou aquela “menininha” que ficava aqui, e eu digo com orgulho que sou eu sim (risos). Quando eu era criança, era bem mais tímida, conviver no meio das pessoas daqui também me ajudou a perder essa timidez. Hoje sou responsável pela área comercial e pelo marketing, mas também ajudo no que for necessário.


3. Como é ser jovem e empreendedora? Acredita que este trabalho trouxe muito ensinamento para você?

Desde pequena eu gosto de liderança e organização! Gosto bastante de tomar iniciativa, trazer novas ideias e inovar. Acredito que empreender seja exatamente isso, me identifiquei com essa área, planejo fazer algo que dê resultado e que eu esteja me sentindo bem em fazer. Ser jovem só tem a agregar nesse meio, pois tenho muita energia e disposição, e é exatamente isso que o mercado precisa para se reinventar nesse meio que cresce a cada dia. Gosto muito de estudar e de querer colocar em prática várias ideias.


4. O que você acha mais relevante em administrar um empreendimento? O que você atribui o sucesso?

São duas vertentes indispensáveis, o bom atendimento com o público e com os funcionários e ter paciência na maioria das vezes. Um bom atendimento faz a total diferença, conquistar a empatia do público faz com que eles sempre voltem. Estar presente na vida do funcionário também traz um bom rendimento no trabalho. Para mim, o segredo é gerir pessoas e administrar o público. O nosso sucesso é sem dúvidas a tradição que construímos ao longo desses 25 anos e também o grande carisma da minha mãe, essa simpatia dela atrai o pessoal, vejo que boa parte dos nossos clientes vem até nós por esse tratamento receptivo.


5. É gratificante fazer parte dessa história?

Claro! Eu tenho duas inspirações, meu avô e a minha mãe. Meu avô faleceu quando eu tinha 12 anos, mas foi ele que começou tudo isso, sempre foi um homem guerreiro, batalhador e cheio de valores, passou vários ensinamentos para os meus pais, para mim, meu irmão e meus primos. Minha vontade de continuar aqui é por causa dele, pois ele sempre falava que não queria que isso acabasse e se ele visse o quanto nós crescemos ia ficar muito orgulhoso de nossa família, de tudo que conquistamos com muito trabalho e união.



6. Por ter uma estrutura familiar, você imagina seus filhos participando do empreendimento também?

Minha mãe sempre falava que não queria nem que eu ou meu irmão trabalhássemos aqui, mas hoje em dia ela mudou de ideia, ela deseja que eu continue aqui ajudando no que for preciso. E para o futuro, eu pretendo ter dois filhos e imagino um deles dando continuidade em nossa tradição, justamente pelo o que meu avô sempre pediu, para não deixar que o restaurante morresse. Isso tudo é uma herança de família, temos que dar continuidade em algo que batalhamos para que crescesse.

Texto publicado na Revista Fique em Evidência - Edição 85 - Agosto/Setembro 2018, escrito por Luana Andrade. Fotos: Edson Dias.

Notícia



Internet nas Praças de Cerquilho

A internet tem se tornado uma parte cada vez mais presente na vida do cidadão brasileiro e com a popularização dos smartphones muitos dos serviços públicos já podem ser resolvidos online, podemos até mesmo fazer nossa declaração de imposto de renda com um aplicativo para celular...