Sonhar e acreditar! Conheça a história do professor Ricardo

Notícia
Espaço entre linhas+- ATamanho da letra+- Imprimir
Sonhar e acreditar! Conheça a história do professor Ricardo
Foto: Edson Dias e arquivo pessoal


Sonhar e acreditar! Conheça a história do professor Ricardo


Um sonho de criança passa a ser real após anos de histórias e grandes descobertas.

Dono de uma grande simpatia, extremamente comunicativo e querido entre seus alunos, Ricardo Faria tem 40 anos, é professor na ETEC e foi grande precursor no ICAP da cidade de Cerquilho, ONG que ajudou diversas crianças e adolescentes. Em uma conversa descontraída e harmônica, Ricardo conta toda sua trajetória, e com bom humor, fala de algumas situações que já vivenciou até chegar a concretização de um sonho de criança.

Sabe aquela pessoa que tem uma energia contagiante? Um alto astral incrível e totalmente de bem com a vida? Apenas com uma entrevista pude perceber a leveza em que o Ricardo enfrenta a vida, e talvez por carregar esse otimismo, ele seja tão merecedor das conquistas que construiu. Atualmente, Ricardo Faria é professor atuante na ETEC (Escola Técnica Estadual) na cidade de Cerquilho, onde dá aulas de Administração e Logística. Falando sobre aprender, Ricardo é um grande estudioso, passou por diversas áreas em busca de se encontrar profissionalmente, após perceber, que de fato, o seu sonho era aquele visto na infância, o de ser professor. Formando em Administração de Empresas e estudante de Sociologia, antes de encarar uma sala de aula cheia de jovens sedentos de conhecimento, Ricardo já passou por diversas etapas da vida, algumas cômicas e outras nem tanto.

Ricardo já trabalhou em diversas empresas e até loja de departamento, sua boa desenvoltura e simpatia, era ponto positivo tanto profissionalmente, quanto pessoalmente, por fazer amizades com facilidade e conquistar a empatia até do chefe. Em busca do autoconhecimento, Ricardo nunca teve medo de se arriscar, fez diversos cursos, como: Mecânico Geral, Informática, História e até se arriscou no curso de Turismo, mas não teve jeito, o destino escolheu a Administração de Empresas, pois foi nessa escolha onde tudo iria se encontrar.

Após anos trabalhando na área administrativa, vendas e até de digitador, Ricardo se encontrou na área da administração, pois foi onde o espírito do voluntariado foi despertado. Ao realizar o último ano de faculdade, Ricardo precisava de horas complementares para finalizar o curso, pensando em ganhar essas horas, ele conheceu o ICAP (Instituto da Criança e do Adolescente Profissionalizante), fundação sem fins lucrativos feito especialmente para ajudar crianças e adolescentes da cidade de Cerquilho. Ao conhecer o ICAP pode-se afirmar que foi uma verdadeira paixão desde o primeiro instante, pois foi neste período em que colheu grandes frutos.

Ao iniciar o trabalho voluntário juntamente com uma amiga de faculdade, Ricardo foi se redescobrindo como profissional e como pessoa. A vontade em ajudar o próximo e a ter empatia por jovens e crianças foi despertada já no início. Ricardo e sua até então amiga, montaram um projeto chamado “ Olhando para o Futuro” de atuação no ICAP durante o período de férias, cerca de um mês, onde a intenção era de trazer conteúdo de qualidade para adolescentes e crianças. Depois desse projeto que foi um verdadeiro sucesso, Ricardo e sua amiga montaram outro, com base nas mesmas intenções.

Além de construir bons ensinamentos e de se sentir realizado ao fazer um trabalho tão bacana, nesse meio tempo Ricardo ganhou uma namorada, que por ironia do destino, era a sua amiga que o ajudou a montar o projeto e a colocar em prática no ICAP. Anos mais tarde, os dois se tornaram marido e mulher, ou seja, o ICAP além de promover toda essa satisfação, lhe rendeu um grande amor, Aline Moscoski!

Após esse período, Ricardo passou a se aventurar na área comercial, onde montou uma loja, no entanto o comércio não o prendeu, após alguns meses, ele foi convidado para trabalhar no ICAP, onde fez um belo trabalho durante 04 anos, até um período antes do fechamento da instituição que durou cerca de 15 anos.

Ao ser contratado pelo ICAP, Ricardo se viu rodeado de jovens entre 14 a 17 anos diariamente e foi neste momento que o sentimento de “ensinar” foi aflorado mais uma vez. Aquele sonho de criança ressurgiu de maneira singela, porém bem impactante. Ao ver um anúncio de processo seletivo para professores no ETEC, Ricardo fez a prova de maneira despretensiosa, que por fim, deu certo e foi chamado para dar aulas de Administração, e mais uma vez, os jovens eram seus maiores ouvintes.

Ao aceitar o convite, Ricardo ainda tentou manter o trabalho com o ICAP paralelamente, porém a vontade de ensinar foi maior, se desligou do ICAP e Ricardo se tornou um grande professor, onde já faz um trabalho de ensino há 5 anos. “Me sinto encantado quando eu sou surpreendido por questionamentos que eu não esperava, porque aí que você percebe que os alunos não estão lá somente para receber conhecimento, eles também estão lá para compartilhar conhecimento. ”, cita.

Com enorme gratidão, Ricardo fala de como se sente feliz em uma sala de aula, porém ao falar das realizações, ele fica dividido sobre o projeto realizado com tanto carinho no ICAP e o anseio em ser professor, ambas as profissões são apaixonantes e ele nem tenta mensurar o tamanho da importância de cada uma delas em sua vida.

Animado, sobre os estudos, Ricardo não pretende parar! Essa união de sonhos e garra em aprender, surge ainda a vontade de fazer curso de gastronomia, e quem sabe um dia trabalhar na área. Por agora, ensinar seus alunos traz grande satisfação e um aprendizado diário.
Alegre, pude notar em seu olhar o quanto esse convivo juvenil faz tão bem para o seu coração e alma. Uma motivação sem igual e um sentimento infinito!

Texto publicado na Revista Fique em Evidência - Edição 85 - Agosto/Setembro 2018, escrito por Luana Andrade. Fotos: Edson Dias e acervo pessoal.


Notícia



Internet nas Praças de Cerquilho

A internet tem se tornado uma parte cada vez mais presente na vida do cidadão brasileiro e com a popularização dos smartphones muitos dos serviços públicos já podem ser resolvidos online, podemos até mesmo fazer nossa declaração de imposto de renda com um aplicativo para celular...