MUSEU TERÁ OFICINA “LABORATÓRIO DE ATUAÇÃO PARA CINEMA”

Notícia
Espaço entre linhas+- ATamanho da letra+- Imprimir
MUSEU TERÁ OFICINA “LABORATÓRIO DE ATUAÇÃO PARA CINEMA”
Foto: Prefeitura Municipal de Tatuí

MUSEU TERÁ OFICINA “LABORATÓRIO DE ATUAÇÃO PARA CINEMA”


O Museu Histórico “Paulo Setúbal”, equipamento cultural da Prefeitura de Tatuí, realizará no dia 14/06, quinta-feira, das 14h às 17h, a oficina “Laboratório de Atuação para Cinema”, ministrada por Vanise Carneiro. O evento é uma parceria com o Museu da Imagem e do Som de São Paulo, por meio do Ponto MIS, e do Governo do Estado de São Paulo.

Serão 20 vagas gratuitas. O interessado deve ter mais de 14 anos de idade e efetuar a inscrição a partir desta quinta-feira (07/06), das 9h às 17h, no Museu.

A oficina será prática, com exercícios com câmera, introduzindo o trabalho do ator na linguagem audiovisual. Terá ênfase na presença e organicidade da atuação para esta linguagem, buscando um caminho para exposição do ator, com segurança, na intensidade adequada, de forma natural, não interpretada. As dinâmicas propostas envolverão: exercícios para tirar a tensão e trazer o ator para o momento presente (aqui e agora); exercícios de respiração buscando contato e percepção interior, estimulando a disponibilidade corporal, sensorial e emocional do ator; e exercício de contracenação e ampliação da escuta. Esse trabalho envolverá, também, como educar o olhar para o entendimento da linguagem audiovisual (e suas diferenças com o teatro), explorando a relação ator/personagem e as relações da atuação com outras áreas da criação: fotografia, roteiro, som, direção de arte etc.

O Museu Paulo Setúbal está situado na Praça Manoel Guedes, nº 98, Centro. Mais informações pelo telefone: (15) 3251-4969.

Vanise Carneiro - Atriz, diretora, educadora, preparadora de elenco para cinema e pesquisadora na área, natural de Santa Maria/RS, Vanise cursou Bacharelado em Artes Cênicas pela UFRGS. Atuou em diversos espetáculos teatrais, curtas e longas-metragens.
Por sua atuação em cinema e teatro recebeu diversos prêmios, entre eles Prêmio Açorianos e Prêmio José Lewgoy, de Melhor Atriz. Foi, também, premiada nos festivais de cinema de Gramado, Brasília, Ceará e São Luís do Maranhão.

Desenvolveu a pesquisa “Atuação para Cinema - O Trabalho do Ator da Preparação à Filmagem”, com bolsa de pesquisa do Fundo Municipal de Apoio a Arte de Porto Alegre.
Nos últimos anos vêm ministrando oficinas de atuação e desenvolvendo o trabalho de preparação de elenco, com atores e não atores, para cinema. Vive em São Paulo desde 2011.


Fonte/Foto: Prefeitura de Tatuí

Notícia



Conheça a história da professora Aparecida Fidelis Mazzer

Guerreira, professora de língua portuguesa, apaixonada por letras, querida por seus alunos e amada por todos os seus familiares Protagonista de uma história repleta de emoções, Aparecida conta sua batalha para sair da zona rural, progredir em seus estudos, ingressar na vida acadêmica, construir uma bela história de amor familiar e ainda continuar a dar aulas para seus alunos queridos e amados...