Boituva é oficialmente município turístico

Notícia
Espaço entre linhas+- ATamanho da letra+- Imprimir
Boituva é oficialmente município turístico
Foto: Blog Eu vou passar


Boituva é oficialmente município turístico


Na última quarta-feira (11), Boituva e mais 45 cidades tornaram-se oficialmente Município de Interesse Turístico (MIT) pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP), aguardando agora a sanção do governador Márcio França. A inclusão da Cidade no grupo de MIT, a credencia ao recebimento de repasses anuais de aproximadamente R$ 600.000,00 valor que deverá ser investido em obras e ações destinadas exclusivamente ao setor de turismo.
O MIT é um Programa exclusivo do Estado de São Paulo, sancionado com a intenção de reconhecer e fomentar o turismo em municípios com este potencial. Em 2010, o Governo criou uma cartilha para que todos os municípios interessados pudessem participar, não sendo permitida apenas a participação dos que já são estâncias turísticas.
A Lei Complementar N°1261, de 29 de abril de 2015, estabelece condições e requisitos para a classificação de Estâncias e de Municípios de Interesse Turístico, enumera, em seu artigo 4°, as condições indispensáveis e cumulativas para a classificação de MIT. São elas: ter potencial turístico, dispor de serviço médico emergencial, meios de hospedagem no local ou região, serviços de alimentação e serviço de informação turística, dispor de infraestrutura básica capaz de atender às populações fixas e flutuantes no que se refere a abastecimento de água potável e coleta de resíduos sólidos e possuir expressivos atrativos turísticos, plano diretor de turismo e Conselho Municipal de Turismo.
Para o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, José Romeu Vicchier Filho, a união de esforços dos vereadores da Cidade e funcionários da Secretaria foi o que contribuiu para que em pouco tempo a inscrição de Boituva atendesse a todos os requisitos, “tivemos que retomar um projeto que não tinha sido dado andamento anteriormente, todos na Secretaria ficaram focados em atender os prazos e quando necessário os vereadores votaram em sessão extraordinária, sem medir esforços, sabendo da importância em tornar a Cidade MIT e demonstrando respeito por nosso trabalho”, reitera Romeu.
A geração de novas oportunidades de empregos e crescimento de Boituva na região é uma expectativa do Prefeito Professor Fernando, segundo ele “com este importante recurso o Município passa a ter uma capacidade maior de retenção turística, criando novos atrativos e monumentos, melhorando a sinalização de roteiros e desta forma gerando novos empregos e oportunidade de novos negócios”.
Segundo a ALESP, o turismo no Estado movimenta até 56 setores da economia. Gera um milhão de empregos diretos e dois milhões indiretos. São Paulo é único Estado com políticas públicas voltadas à atividade turística, tratado como vetor de desenvolvimento social e econômico. O modelo possibilita estar na vanguarda do turismo nacional.
Boituva classificada como MIT não apenas traduzirá o reconhecimento turístico da Cidade, mas também estimulará significativamente a ampliação, o fortalecimento e o aprimoramento das atividades dos vários segmentos econômicos locais envolvidos no turismo.
Fonte: Prefeitura de Boituva
Foto: Blog Eu vou passar

Notícia



Internet nas Praças de Cerquilho

A internet tem se tornado uma parte cada vez mais presente na vida do cidadão brasileiro e com a popularização dos smartphones muitos dos serviços públicos já podem ser resolvidos online, podemos até mesmo fazer nossa declaração de imposto de renda com um aplicativo para celular...