Alunos do 5º ano fazem investigações na Nascente Modelo

Notícia
Espaço entre linhas+- ATamanho da letra+- Imprimir
Alunos do 5º ano fazem investigações na Nascente Modelo
Foto:

Alunos do 5º ano fazem investigações na Nascente Modelo


No dia 08 de março de 2018, os alunos do 5º Ano Integral da EMEF. Luiza (Eliza) Gaiotto Corradi visitaram a Nascente Modelo do município de Cerquilho, localizada no Residencial Sebastiani, e realizaram diversas investigações no local.
A visita fez parte da programação de atividades do Projeto “Cientistas do Amanhã” em comemoração ao Dia Mundial da Água e foi monitorada pela Professora de Ciências Mariana Fernandes de Britto Costa, que orientou os alunos.
Durante a visita, com a ajuda da professora, foram feitas análises tais como: avaliação das condições climáticas, da temperatura do ar e da água; observação das condições da mata ciliar, da transparência da água, da presença de espumas e de lixo flutuante; investigação da existência de cheiro ruim, de material sedimentável e de peixes na água; observação da presença de larvas, vermes e conchas no entorno da nascente e, por fim, medição do potencial de hidrogênio (pH) da água deste corpo hídrico.
Além das referidas avaliações, foi realizada a coleta de uma amostra de água, que foi encaminhada ao laboratório do Serviço Autônomo de Água de Esgoto de Cerquilho (SAAEC) para a execução de análises mais precisas, dentre elas, a contagem de coliformes fecais (bactérias presentes, em abundância, no intestino de animais de sangue quente - boi, porco, cachorro, gato, homem, etc).
Vale destacar que os estudantes participaram de forma muito proativa da atividade de campo, realizaram com muito interesse as investigações propostas pela professora e fizeram apontamentos de grande relevância para a melhoria da qualidade da água da nascente.
A Prefeitura de Cerquilho parabeniza todos os responsáveis pelo planejamento e execução desta importante visita e acredita, fortemente, que propostas de trabalho cujo foco é o protagonismo juvenil são fundamentais para a formação de cidadãos mais críticos, reflexivos e conscientes do ponto de vista socioambiental.

Notícia