Dia Nacional da Saúde e Nutrição

Notícia
Espaço entre linhas+- ATamanho da letra+- Imprimir
Dia Nacional da Saúde e Nutrição
Foto: Divulgação

Dia Nacional da Saúde e Nutrição


Nutricionista do Centro Médico São José de Cerquilho fala da importância em priorizar alimentos saudáveis e dá dicas de boa alimentação

No dia 31 de março é lembrado o dia nacional da saúde e nutrição. A data é destinada a incentivar e promover debates sobre alimentação saudável e nutritiva na busca pela boa saúde.

Dra. Daniela Denardi, que é nutricionista clínica e esportiva do Centro Médico São José, de Cerquilho (SP), fala sobre a importância de pensar sobre a alimentação. “Datas como esta reacendem as discussões sobre boa alimentação. É importante sempre estarmos atentos ao que comemos, visto que a cada dia temos menos tempo disponível para buscar e preparar opções saudáveis de alimentação, dando preferência a opções pouco saudáveis e nutritivas, como os fast-foods”, afirma a nutricionista, que também possui mestrado em alimentos.

E para ajudar quem, neste dia da saúde e nutrição, está em busca de hábitos saudáveis de alimentação, a nutricionista do Centro Médico São José preparou algumas dicas para você organizar a sua alimentação da semana. Se não for possível alimentar-se adequadamente no seu trabalho ou local onde estiver é interessante que leve sua marmita de casa com alimentos equilibrados e saudáveis.

1) Priorize alimentos como: arroz, macarrão, pães e massas em sua forma integral. Estes alimentos diferem dos tradicionais por serem ricos em fibras, vitaminas e minerais, dando mais saciedade.
2) Prefira leite, iogurtes e queijos magros ou desnatados;
3) Carnes magras sem gorduras e peles são a melhor opção. Prepare as grelhadas, assadas ou cozidas, evitando as frituras;
4) Evite embutidos como: salsicha, linguiça, salame, mortadela ou presunto, pois estes alimentos contêm muita gordura e sal;
5) Saladas cruas e cozidas devem sempre fazer parte do almoço e do jantar;
6) Aproveite as frutas da época nos intervalos das refeições. Elas costumam ser mais baratas e estarem sempre frescas;
7) Use pouco sal e açúcar, evitando, também, o consumo exagerado de doces e guloseimas;
8) Reduza o consumo de bebidas alcoólicas;
9) Beba, no mínimo, 2 litros de água por dia;
10) Mantenha o peso adequado e pratique atividade física regularmente.
Fonte: Dra. Daniela Ferrari Denardi, Nutricionista Clínica e Esportiva do Centro Médico São José de Cerquilho.
O Centro Médico São José fica na Avenida Presidente Washington Luiz, 392, Centro, em Cerquilho. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3288-4848, pelo site: www.centromedicosaojose.com.br ou pelo Facebook: www.facebook.com/centromedicosaojose.

Notícia