Guatemala anuncia transferência da embaixada em Israel para Jerusalém

Notícia
Espaço entre linhas+- ATamanho da letra+- Imprimir


O presidente da Guatemala, Jimmy Morales, anunciou na véspera de Natal que o país da América Central irá transferir sua embaixada em Israel para Jerusalém. Com isso, o país se torna o primeiro a seguir decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que anunciou recentemente a mudança.

A Guatemala está entre as nove nações que votaram com os Estados Unidos e Israel na quinta-feira, quando a Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) adotou por maioria absoluta uma resolução preliminar censurando a decisão de Trump de reconhecer Jerusalém como capital de Israel.

Trump e Morales ainda não estabeleceram uma data para a mudança de suas embaixadas de Tel-Aviv para Jerusalém.

Em mensagem em sua conta oficial do Facebook postada neste domingo, Morales disse que após conversas com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, decidiu instruir o ministro das Relações Exteriores da Guatemala sobre a mudança da embaixada.

Guatemala e Israel têm relações próximas há muitos anos, especialmente em assuntos relacionados a segurança e venda de armas israelenses para a Guatemala.
Nenhum outro país que possui embaixada em Israel está instalada em Jerusalém, embora a República Checa tenha dito que esteja considerando a mudança. Fonte: Associated Press.

Notícia