Reino Unido impõe sanções contra pessoas que auxiliam oligarcas da Rússia a ocultar ativos

Notícia
Espaço entre linhas+- ATamanho da letra+- Imprimir




O governo do Reino Unido afirma em comunicado nesta quarta-feira, 12, que impôs sanções como o congelamento de ativos contra pessoas que atuaram para auxiliar oligarcas da Rússia a ocultar ativos em "complexas redes financeiras". A punição é aplicada no âmbito das medidas da administração britânica para punir pessoas da Rússia relacionadas à guerra na Ucrânia e também inclui algumas empresas.

A nota aponta que os alvos da punição desta quarta ajudaram dois oligarcas, Roman Abramovich e Alisher Usmanov, aliados do presidente russo, Vladimir Putin. O Reino Unido diz que esses auxiliares na operação de ocultar ativos eram Demetris Ioannides e Christodoulos Vassiliades, e acrescenta que membros da família dos oligarcas agiam como laranjas para ocultar a fortuna, por isso também foram alvos de sanção.

O Reino Unido ainda afirma que segue comprometido, com seus parceiros internacionais, a reforçar "sanções sem precedentes" impostas para conter a capacidade da Rússia de travar uma "guerra ilegal" na Ucrânia.

Notícia