Serviço Residencial Terapêutico de Tietê

Notícia
Espaço entre linhas+- ATamanho da letra+- Imprimir
Serviço Residencial Terapêutico de Tietê
Foto: Divulgação


Serviço Residencial Terapêutico de Tietê


Programa é voltado para o acolhimento de pacientes com transtornos mentais

O Prefeito Vlamir Sandei esteve, na última terça-feira, 04, em visita às dependências da unidade de Tietê do Serviço Residencial Terapêutico (SRT) no primeiro dia de atividades da moradia.

O Serviço Residencial Terapêutico, também conhecido como Residência Terapêutica, são locais de moradia, destinadas a pessoas com transtornos mentais que permaneceram em longas internações psiquiátricas e impossibilitadas de retornar às suas famílias de origem.

O Secretário de Administração e Modernização, Marcio Saccon abriu as formalidades parabenizando o início das atividades da Residência Terapêutica e explicou um pouco do funcionamento do projeto, em seguida, passou a palavra para o Secretário de Saúde e Medicina Preventiva, Sérgio Toledo falou da importância da instalação da SRT e do empenho de toda a equipe na construção deste projeto.

O presidente da 134ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil – Tietê, Paulo de Souza Alves Filho falou da responsabilidade de assumir as atividades “idoneidade, honestidade e força de vontade não faltam na atual administração municipal, inclusive na câmara para o bem das pessoas que necessitam deste tipo de cuidado médico”.

O vereados Junior Regonha parabenizou o prefeito Vlamir Sandei e todos os envolvidos na realização da Residência Terapêutica “quero deixar um agradecimento especial às pessoas que irão trabalhar à frente dos cuidados à essas pessoas que necessitam e declarar o meu apoio pessoal no andamento da residência terapêutica e parabenizar o prefeito e a vice-prefeita”. Regonha também falou do excesso da transferência de responsabilidade para os municípios e falou do apoio da Câmara de Tietê com a causa e com o projeto.

Para a vice-prefeita o início das atividades na SRT é um ato de amor ao próximo, “ é um trabalho difícil, mas é um ato de amor que esta equipe irá realizar aqui neste local”.

Para finalizar, o prefeito Vlamir Sandei disse que “este não é um trabalho apenas da saúde, mas sim que envolve todas as secretarias e que vai integrar o paciente que não pode mais permanecer nos hospitais psiquiátricos com a sociedade. Aqui, teremos seis pessoas todos os dias, é uma responsabilidade, mas também é um dever”. Vlamir falou da visita às casas do projeto em Itapetinga realizada por ele e pela equipe da secretaria da Saúde e Medicina Preventiva “fomos buscar o contato onde já tem o projeto e buscamos realizar o melhor, quero acompanhar e dar o apoio necessário a esta equipe, quero estar presente, aqui é um lugar onde estes pacientes podem reencontrar a sociedade”.

O Programa de Residência terapêutica é voltado para o acolhimento de pacientes com transtornos mentais, como complementação da rede de atenção à saúde mental, que tem o objetivo de substituir os Hospitais Psiquiátricos. Os pacientes necessitam de acompanhamento constante, o que é realizado por meio de Cuidadores, que trabalham junto a estes pacientes na busca de sua autonomia e convívio em sociedade e possui parceria com o CAPS.

As Residências Terapêuticas foram instituídas pela Portaria/GM nº 106 de fevereiro de 2000 e são parte integrante da Política de Saúde Mental do Ministério da Saúde. As casas são mantidas com recursos financeiros anteriormente destinados aos leitos psiquiátricos. Assim, para cada morador de hospital psiquiátrico transferido para a residência terapêutica, um igual número de leitos psiquiátricos deve ser descredenciado do SUS e os recursos financeiros que os mantinham devem ser realocados para os fundos financeiros do estado ou do município para fins de manutenção dos Serviços Residenciais Terapêuticos.

A inserção em um SRT é o início de longo processo de reabilitação que deverá buscar a progressiva inclusão social do morador.

A Residência Terapêutica de Tietê fica na Rua Bela Vista, 438

-------
Secretaria de Governo e Coordenação
Prefeitura do Município de Tietê
(15) 3285.8755 – Ramal 8722

Notícia



Internet nas Praças de Cerquilho

A internet tem se tornado uma parte cada vez mais presente na vida do cidadão brasileiro e com a popularização dos smartphones muitos dos serviços públicos já podem ser resolvidos online, podemos até mesmo fazer nossa declaração de imposto de renda com um aplicativo para celular...