Educando com Saúde em Cerquilho

Notícia
Espaço entre linhas+- ATamanho da letra+- Imprimir
Educando com Saúde em Cerquilho
Foto: Aylton Pereira


Educando com Saúde em Cerquilho


O projeto “Educando com Saúde” foi proposto pela, então, Orientadora Pedagógica de Educação Física, Adriana Stela Pereira Sucena e pelo Orientador Pedagógico de Matemática, Sílvio Luiz A. de Abreu.

A ideia surgiu enquanto a orientadora Adriana acompanhava as aulas de educação física e notou a dificuldade, o cansaço e o desinteresse dos alunos em participar das aulas “a maioria dos alunos não concluía a atividade, além disso, era visível, que muito deles estavam acima do peso. Então achei que seria interessante quantificar essas informações”, explica a orientadora.
O primeiro passo do projeto “Educando com Saúde” aconteceu ainda em 2015, com alunos da Rede Municipal de Ensino Fundamental (do 1º ao 9º ano). Foi enviada uma anamnese aos pais para coletar informações sobre atividades físicas, hábitos alimentares e o histórico familiar de doenças.

Equipes da Secretaria da Saúde foram até as escolas para realizar a aferição da pressão dos alunos e os professores de educação física ficaram responsáveis por calcular o Índice de Massa Corporal – IMC dos alunos.
Todas essas informações foram tabuladas e transformadas em gráficos gerais e por unidade. Em 2016, as escolas receberam seus dados individuais e no início do ano letivo cada uma elaborou um plano de ação para promoção da saúde.
Na EMEF “Prof. João Toledo” alunos do 9º ano aceitaram de imediato a proposta da coordenadora Fernanda Cassaro de fazer uma horta na escola. Os alunos Ivan Antônio, Vitor Luiz e Paulo Gabriel cuidam diariamente da pequena plantação. “Depois que os alimentos são colhidos, levamos para a cozinha, as merendeiras lavam, temperam e servem para todos durante a merenda”, relata a diretora Aysis Priscila Bertanha Daros.

Já na EMEF “Luigi Luvizotto”, a professora de Artes XXX desenvolveu com alunos do 2º ano atividades manuais com o intuito de conscientizá-los a respeito da boa alimentação. Em roda, eles debatem sobre com o intuito de conscientizá-los a respeito da boa alimentação. Em roda, eles debatem sobre com o intuito de conscientizá-los a respeito da boa alimentação. Em roda, eles debatem sobre.

A Secretária Municipal de Educação e Cultura, Sra. Laelia Alba Lins Figueira, acredita que projetos como este são de grande importância pela sua função social, pois, “ações específicas promovem a formação global dos educandos e a transformação da sociedade”, pontua.

Dados do projeto
• 30,02% apresentam o IMC acima do recomendado pela Organização Mundial de Saúde.
• 61,17% não pratica atividade física regularmente.
• 37,59% tem histórico familiar de hipertensão.

por Bianca Teixeira Morelli


Notícia



Internet nas Praças de Cerquilho

A internet tem se tornado uma parte cada vez mais presente na vida do cidadão brasileiro e com a popularização dos smartphones muitos dos serviços públicos já podem ser resolvidos online, podemos até mesmo fazer nossa declaração de imposto de renda com um aplicativo para celular...