Ações constantes no combate ao mosquito da dengue

Notícia
Espaço entre linhas+- ATamanho da letra+- Imprimir
Ações constantes no combate ao mosquito da dengue
Foto: Prefeitura Municipal de Boituva



A Prefeitura de Boituva, por meio do departamento de controle de vetores da Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde vem realizando desde o início de janeiro diversas ações contra o mosquito Aedes Aegypti, no município. As equipes fazem visitas às casas em busca de possíveis criadouros do mosquito transmissor da doença.

Neste ano, 77 pessoas já foram diagnosticadas com o vírus (22 são importados e 55 autóctones), enquanto 11 estão em processo de investigação. Foram ao todo 243 notificações, com 155 casos descartados para a doença.

De acordo com o departamento de controle de vetores são realizadas atividades de combate com o bloqueio contra criadouros no raio de 150 metros da casa e/ou trabalho do suspeito. Entrando nas casas, estabelecimentos e lotes eliminando todo tipo de material que possa estar no momento servindo de criadouros e outros que possam vir a ser. Após este serviço é realizada a aplicação de inseticida.

Além da aplicação do inseticida, os agentes estão fazendo orientação aos moradores sobre as medidas de prevenção. Em caso de dúvidas o munícipe pode ligar no telefone da Vigilância Sanitária (15) 32635824 ou na Guarda Civil Municipal, no 153.

Limpeza pública

A Prefeitura tem trabalhado também para manter o controle da situação fazendo a limpeza de áreas públicas na cidade.

Na semana passada, mais de quatro caminhões objetos inservíveis que poderiam se tornar um criadouro do mosquito da Dengue, que foram despejados pela população em dois pontos da estrada municipal Domingos Waldemar Bellucci, foram recolhidos pelo Departamento de Limpeza Urbana.

Também foi realizada limpeza de resíduos despejados em pontos viciados de descarte de lixo no bairro Novo Mundo, além do trabalho de roçagem e limpeza no bairro Terra de Santa Cruz, e demais pontos da cidade. Nesta sexta-feira (19), o chafariz da praça da Matriz também recebeu limpeza.

É extremamente importante que cada morador faça a sua parte, limpando o quintal e jogando no lixo todos os objetos que possam acumular água, sempre fazendo o descarte correto. Para isso são disponibilizados ecopontos para o recolhimento.

Confira os locais que funcionam como Ecopontos na cidade:

•Rua: Antonio Galvão Pacheco n° 250 – Vila São Vicente de Paula
Para recebimento de madeiras, pneus, pilhas e baterias, lixo eletrônico
•Avenida Brasil – Residencial Esplanada
PEV (Ponto de Entrega Voluntária) para materiais recicláveis
•Rua: José Amadio n° 110 – Jd Oreana (Parque da Cidade)
Lixo eletrônico, pilhas e baterias

Notícia