Novo Onix Plus é o carro mais econômico do Brasil

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Novo Onix Plus é o carro mais econômico do Brasil
Foto: Divulgação



O Inmetro divulgou o consumo de combustível dos automóveis modelos 2020 inscritos no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular. Analisando os veículos exclusivamente a combustão, o grande destaque é o Chevrolet Onix Plus, que aparece como o carro mais econômico do país, com média de até 17,7 km/l de gasolina na estrada. O número é referente à versão 1.0 Flex.

Segundo a marca, o conjunto mecânico, além da aerodinâmica do novo Onix Plus contribuíram para o salto de 21% na eficiência energética do novo modelo em relação ao anterior.

Interessante observar que a versão hatch do Novo Onix 1.0 Flex também é destaque no ranking com qualquer tipo de combustível, tanto em percurso urbano como no rodoviário, onde atinge média de 16,7 km/l de gasolina.

Confira as médias de consumo pelo Inmetro do Novo Onix Plus 1.0 Flex, o carro a combustão mais econômico do país, e do Novo Onix 1.0 Flex, em km/l:

Novo Onix Plus 1.0 MT6
Etanol: 10,1 km/l na cidade e 12,5 km/l na estrada
Gasolina: 14,3 km/l na cidade e 17,7 km/l na estrada
Consumo Energético: 1,34 MJ/km

Novo Onix 1.0 MT6
Etanol: 9,9 km/l na cidade e 11,7 km/l na estrada
Gasolina: 13,9 km/l na cidade e 16,7 km/l na estrada
Consumo Energético: 1,40 MJ/km

Considerando os modelos equipados com motor turbo, Onix Plus também lidera o ranking do Inmetro com a melhor média: 17 km/l de gasolina na estrada, seguido de perto do Novo Onix hatch, com média de 16 km/l. Contribui para isso os pneus de baixa resistência a rolagem, a direção com assistência elétrica e o perfeito casamento do motor 1.0 turbo com a transmissão de seis marchas que equipa ambos.

Novo Tracker aguarda atualização do ranking para liderar entre SUVs

Lançado após o fechamento da primeira edição do relatório do Inmetro, o Novo Tracker aguarda uma próxima atualização da lista para se estabelecer como o SUV Flex mais econômico do Brasil, considerando os rivais diretos.

Os números oficiais de eficiência energética do novo SUV da Chevrolet, no entanto, já constam nas etiquetas do Inmetro que são coladas no para-brisas dos modelos expostos nas concessionárias para melhor visualização dos consumidores.

No caso do Novo Tracker, todas as versões são equipadas com uma nova família de motores turbo Flex: 1.0T ou 1.2T, que alcançam médias rodoviárias de até 14,8 km/l e 13,5 km/l, respectivamente, dependendo da configuração. O Novo Tracker adota uma arquitetura mais avançada que o deixou até 144 kg mais leve, contribuindo para uma economia de combustível que chega a 17% em relação ao modelo anterior.

Confira as médias de consumo do Novo Tracker pelo Inmetro, em km/l:
Novo Tracker 1.0T MT6
Etanol: 9 km/l na cidade e 10,4 km/l na estrada
Gasolina: 13 km/l na cidade e 14,8 km/l na estrada
Consumo Energético: 1,55 MJ/km

Novo Tracker 1.0T AT6
Etanol: 8,2 km/l na cidade e 9,6 km/l na estrada
Gasolina: 11,9 km/l na cidade e 13,7 km/l na estrada
Consumo Energético: 1,7 MJ/km

Novo Tracker 1.2T AT6
Etanol: 7,7 km/l na cidade e 9,4 km/l na estrada
Gasolina: 11,2 km/l na cidade 13,5 km/l na estrada
Consumo energético: 1,8 MJ/km

Importante observar que os valores divulgados pelo Inmetro são obtidos a partir de medições de consumo efetuadas em laboratório e servem como referência para que o consumidor possa comparar a eficiência energética dos veículos em uma mesma condição.

Contudo, no uso cotidiano do veículo, diversos fatores influenciam o consumo percebido pelo motorista, podendo apresentar variações, para mais ou para menos. Interferem a maneira de dirigir, as condições climáticas, os padrões de tráfego, as cargas impostas e o estado de manutenção do veículo, por exemplo.

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