O Rio Sorocaba

Notícia
Espaço entre linhas+- ATamanho da letra+- Imprimir
O Rio Sorocaba
Foto: Erika Roldão e Marceli Lázari


O Rio Sorocaba


O Rio Sorocaba passa pelos municípios de Ibiúna, Votorantim, Sorocaba, Iperó, Boituva, Tatuí, Cerquilho, Jumirim e Laranjal Paulista. Ao longo do seu percurso, o rio proporciona lazer, abastecimento, biodiversidade e uma belíssima paisagem.

Formado pelos rios Sorocabuçu e Sorocamirim, cujas cabeceiras estão localizadas nos municípios de Ibiúna, Cotia, Vargem Grande Paulista e São Roque, o Sorocaba apresenta 180 km de extensão em linha reta, 227 km considerando o seu leito em trajeto natural. O rio ocupa uma área de drenagem de 5.269 km² e desemboca no rio Tietê, no município de Laranjal Paulista.

Turismo natural

O rio Sorocaba possibilita várias atrações turísticas, como por exemplo, o “Tour do Rio Sorocaba”, que é uma atividade educativa realizada pela Prefeitura de Sorocaba e coordenada pela Secretaria do Meio Ambiente, juntamente com o SAAE Sorocaba e a Secretaria de Educação. O tour é destinado aos estudantes da rede pública municipal de ensino e à comunidade em geral. Existem três modalidades de trajeto:

Roteiro 01: destinado aos adolescentes e adultos, possui 3 horas de duração e ocorre, mensalmente, sob agendamento. Inicia-se na Cachoeira da Chave (ponto à montante), segue pela antiga usina a diesel da Cianê, Parque das Águas e finaliza na ETE S1.

Roteiro 02: voltado ao público escolar, tem 2 horas de duração e acontece semanal. Este roteiro tem características especiais por dialogar, diretamente, com o currículo escolar adotado pelas escolas da rede municipal de ensino. O tour começa no Parque dos Espanhóis e, em seguida, os participantes são conduzidos até à antiga Usina a Diesel da Cianê e, por fim, ao Parque das Águas.

Roteiro 03: destinado aos grupos fechados convidados pela Secretaria do Meio Ambiente de Sorocaba, possui 4 horas de duração e ocorre, trimestralmente, associado à comemoração de importantes datas alusivas ao meio ambiente, tais como: o Dia do Rio Sorocaba (22 de março), Dia do Meio Ambiente (5 de junho) e o Dia da Árvore (21 de setembro). Neste caso, o tour inicia-se na barragem do reservatório de Itupararanga e segue para os mesmos pontos descritos no “Roteiro 01”.

Em alguns trechos, as águas do rio Sorocaba são altamente propícias à prática do Rafting, que consiste na descida de rios em botes infláveis. Nesta atividade de aventura, os integrantes da embarcação remam sob o comando de um instrutor, que é o responsável pela orientação do grupo durante o percurso.

Além do Rafting tradicional, são praticados também o Rafting Mirim, o Rafting Noturno e o Boia Cross, que é a descida pelo leito dos rios, em corredeiras leves e moderadas, com grandes boias redondas, podendo ser praticado por pessoas de todas as idades.

Para quem prefere uma diversão mais tranquila, o rio é amplamente frequentado por pescadores e turistas, que vão até o local para pescar e relaxar às suas margens, principalmente, na divisa de Cerquilho e Jumirim (região da Ponte Ferro Ligas).

Importância regional

Além das possibilidades turísticas, o Rio Sorocaba apresenta uma grande diversidade biológica em suas margens e águas, incluindo muitas espécies de peixes. Sendo assim, permite também a pescaria de subsistência e a comercial, comumente praticadas em trechos represados e de remansos. A represa de Itupararanga é o destino com a maior incidência de pesca, seguida pelos barramentos abaixo, principalmente, nos municípios de Tatuí e Cerquilho.

O rio ainda fornece água, parcial ou integralmente, as cidades em seu entorno. Por exemplo, o abastecimento de Cerquilho é totalmente feito por meio da captação de água no rio Sorocaba da barragem São João.

Vale ressaltar que, muitos pescadores e turistas são atraídos para o Rio Sorocaba por conta da pesca e das atividades de aventura. Porém, verifica-se, infelizmente, ao longo do seu percurso, o lançamento de esgoto sem tratamento, a falta de mata ciliar, bem como o descarte inadequado de muitos tipos de resíduos. Sendo assim, é importante e urgente o maior engajamento e compromisso da população e do Poder Público de todos os municípios margeados pelo rio Sorocaba, assim como dos frequentadores, a fim de defendê-lo e conservá-lo para as presentes e futuras gerações.

Para quem se encantou com as riquezas e possibilidade desse rio, sugerimos que assistam ao documentário “Sorocaba, p Rio de Nossas Vidas”, encontrado facilmente na internet.

Desfrute conscientemente do nosso Rio Sorocaba!

Erika de Freitas Roldão é orientadora Pedagógica de Ciências da Secretaria de Educação e Cultura e da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente de Cerquilho.

por Erika Roldão
fotos Erika Roldão e Marceli Lázari
edição Bianca Teixeira Morelli

Notícia



Internet nas Praças de Cerquilho

A internet tem se tornado uma parte cada vez mais presente na vida do cidadão brasileiro e com a popularização dos smartphones muitos dos serviços públicos já podem ser resolvidos online, podemos até mesmo fazer nossa declaração de imposto de renda com um aplicativo para celular...