Novo secretário-geral da ONU pede esforços para evitar guerras e sustentar a paz

Notícia
Espaço entre linhas+- ATamanho da letra+- Imprimir


O novo secretário-geral da Organização das Nações Unidas, o português Antônio Guterres, pediu ao mundo que pare de se concentrar em responder a conflitos e busque mais evitar a guerra e sustentar a paz. Em seu primeiro discurso no Conselho de Segurança após assumir o comando da ONU em 1º de janeiro, Guterres disse que a multiplicação de conflitos e os custos humanos e econômicos demandam uma nova abordagem, na qual é crucial "traduzir os alertas iniciais em ações rápidas".

A autoridade disse, porém, que já se mostrou muito difícil persuadir os tomadores de decisão nacionais e internacionais a fazer da prevenção uma prioridade, talvez porque "as câmeras de televisão não estejam lá quando uma crise é evitada". Guterres pediu "um salto na diplomacia para a paz" em parceria com organizações regionais e a mobilização de autoridades religiosas, da sociedade civil e da comunidade de negócios.

O secretário-geral anunciou uma nova iniciativa para expandir a mediação na sede da ONU e fora dela e também pediu ao Conselho de Segurança que use mais as medidas da Carta da ONU para garantir a resolução pacífica de disputas. Segundo ele, ações preventivas são cruciais para evitar atrocidades em massa ou graves abusos contra os direitos humanos. Fonte: Associated Press.

Notícia



Popularidade de Trump se mantém estável mesmo após turbulências políticas

A popularidade do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se manteve estável mesmo após um dos meses mais turbulentos de seu governo, de acordo com uma nova pesquisa conduzida pelo Wall Street Journal e pela NBC News...