Telmo de Avelar, dublador do 'Pateta', falece aos 93 anos

Notícia
Espaço entre linhas+- ATamanho da letra+- Imprimir


Morreu na madrugada desta segunda-feira, 9, aos 93 anos, o ator e dublador Telmo Perle Münch, conhecido como Telmo de Avelar. Ele, que interpretou personagens como o Pateta, da Disney, estava internado desde sexta-feira, 6, na Coordenação de Emergência Regional, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio.

Telmo nasceu em 2 de outubro de 1923 em Curitiba, no Paraná. Foi um dos pioneiros da dublagem no país e ficou conhecido por ser a voz oficial do Pateta nos anos 1970 e 1980 e por interpretar o professor Ludovico Von Pato, também da Disney.

Foi ainda o primeiro narrador do desenho Super-Amigos, deu voz ao Senhor Olivaras, em Harry Potter e a pedra filosofal e a Charlie Chan na série dos anos 1970. Em 50 anos de carreira, dirigiu ainda a dublagem de filmes e seriados como A Família Dinossauro e Planeta dos Macacos. "Tiveram sucesso de repercussão fora do comum", lembrou Telmo em entrevista ao site Radiofobia.

Como ator, foi o técnico de futebol Fausto Paiva, em Irmãos Coragem. Na novela Pai herói, em 1979, foi o delegado Sandoval.

Notícia



Tony Salles supera malária e comemora: 'venci essa luta'

O cantor Tony Salles, do grupo Parangolé e também conhecido por ser marido de Scheila Carvalho, anunciou em seu Instagram que melhorou da malária que havia contraído há algumas semanas, e que está prestes a receber alta...